Verdade:

"A literatura nos dá o que a vida nos nega"

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que eu não sei


Vou escrever bem devagar para que Ana Laura entenda, se enfureça e me esqueça. Vou expor minhas teorias e dispor de exemplos bem claros para que aceite: Não Vou Mais Voltar. Explico. Estou saindo de casa, da dela; retirei meu quadro do Miró da frente da chave de luz e minha poltrona do hall de entrada. Recolhi as roupas do varal e dobrei os lençóis (lembrei de guardar os prendedores na gaveta do armário do banheiro), fiz pouco do que me cabia ao chegar em casa, mas, ainda assim, seria a última vez. Coloquei em duas sacolas meus sapatos e roupas. Na mochila, pus meus livros e minha necessaire. Deixei o resto, fosse o que fosse ficaria onde estava.
Resolvi desenhar bem essas letras no papel para poupá-la de ir até a polícia ou ligar pros meus colegas de trabalho. Ela faria, eu sei, de má vontade, sem preocupação, só de raiva. Afinal, eu não chegara no horário, não fechara bem as persianas, não dera duas voltas na chave ao trancar a porta de casa nem pedira uma nova bambona de água. No outro dia, ela sairia cedo e o lixo não estaria separado em três sacolas nem a louça do café lavada. Eu sei. E, provavelmente, essa carta estaria cheia de erros ; afinal, eu ainda não havia me interessado pelo acordo ortográfico nem aprendido a antiga regra do hífen. Vou escrever mesmo assim e dizer que voltei mais cedo pra casa hoje sem vontade de cumprimentar a síndica ou levar o cachorro pra passear. Deixei o jornal e as contas que chegaram na mesa da cozinha. Entendi que realmente não sei viver sem as diretrizes dela, mas, de qualquer forma, vou tentar não morrer de alguma doença ocasionada pela falta de higiene ou por outra negligência dessas. Acho que alguma coisa eu aprendi.
Veja bem, eu sei fritar pastéis sem engordurar o fogão, sei escolher o itinerário com menos sinaleiras até os restaurantes mais limpos da cidade, sei de cor a programação dos canais de decoração e saúde da TV a cabo, sei controlar as contas a pagar e evitar os piores horários nos bancos, sei esperar horas para cancelar uma linha de telefone, sei que as meias têm que ser da mesma cor dos sapatos, sei tomar banho em 4 minutos no inverno, sei o horário que o pão sai quentinho na padaria, sei até o quanto vai ser difícil explicar como uma mulher como você é deixada.
Só não sei o primordial: dizer o que penso.
Vou lá recolher a roupa de cama que deixei em cima da máquina de lavar, separar o lixo, dar um jeito na louça, e colocar no lugar a poltrona do hall. Vou retornar algumas ligações de parentes e depois desço com o cachorro. Aproveito já a primeira linha do meu texto, Ana, para avisar que volto em vinte minutos com o pão. É só ligar a cafeteira.
Te Amo,
Vini.

6 comentários:

  1. Teacher!!! Amei teu texto, o final me surpreendeu, amei mais ainda! Te apoio, continue escrevendo muito que eu vou te ler sempre! bjs bjs Mi

    ResponderExcluir
  2. Um enorme sentimento de alegria me invade ao ler este "primeiro" texto que divides agora conosco.Alegria e orgulho! Não poderia ser diferente ao vivenciar este momento da tua vida.Talvez um novo rumo...Talvez mais um hoppy...Talvez um novo canal de comunicação... Talvez um desafio... Talvez puro prazer...Não importa. Acredito que por trás de tudo o que acontece há um propósito. Uma pequena interferência pode nos fazer enxergar grandes coisas. O texto está ótimo e o que é o final? Adoro este toque de humor que proporciona leveza à leitura e acaba fazendo com que se volte a ler novamente para ver se entendemos mesmos. Muito bom. Amei este homem (muiiiiito organizado). Parabéns minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Primona, que homen é esse??!! Eu quero dois!!São para levar?? Sim!!
    Adorei teu texto, muito bom...
    Martha Medeiros, David Coimbra... quem são esses mesmo??
    Te puxou hein!! Parabéns... obrigada por nos presentear com esse blog!!
    Vai bombar!!
    Beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
  4. Isis, simplesmente fantástico. Bem escrito, bem elaborado, bem construído e com um toque de um humor pra la de refinado. Eu, como de costume, montei um curta na cabeca, hehehe. Se tu continuar desse jeito, eu vou filmar teus textos em Madrid! =) Adorei. Um beijo enorme e toca ficha! Agora que comecou, nao para nao!

    ResponderExcluir
  5. Oi Isis! Te encontrei no twitter, e vi teu blog! Parabéns! Minha colega, que dava um baile de inglês no colégio, agora dá um baile na literatura! Vou acompanhar teus textos!
    Um grande beijo, Re

    ResponderExcluir